Maha Yoga

A Maha Yoga propõe ao homem o caminho da Autoinvestigação, a busca ininterrupta daquilo que o homem verdadeiramente É – O Ser. A técnica proposta por Bhagavan Sri Ramana Maharshi é a constante e ininterrupta pergunta “Quem sou eu?”, que é, ao mesmo tempo Concentração e Meditação.

Em verdade, a mente humana se perde, a cada momento, em inúmeros pensamentos, trazidos, principalmente pelas nossas tendências, pelos hábitos que cultivamos durante todo nosso tempo de vida. A pergunta tenta nos conduzir a Aquilo que é livre de emoções, tendências e limitações, o EU SOU.

Se conseguirmos perceber que não somos o corpo, a mente, as diversas sensações que nos acometem, porque tudo isso passa, chegaremos à percepção de que não devemos nos arraigar às ilusões do mundo. Na Maha Yoga busca-se a fonte de onde surgem os pensamentos, a Fonte de todo o Conhecimento.

Ramana dizia que “o ego é a raiz da árvore da ilusão” e que deveria, portanto, ser extirpado.

A sutilização da mente se dá através de sua firme e constante imersão no Coração, no Coração Espiritual, à direita do peito, onde o Ser, em sua plenitude, habita.